segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Frango à moda do Né

O tipo de produção gastronómica vária conforme as necessidades das pessoas.

Do forno antigo a lenha passámos para o forno mais moderno, a gás e mais recentemente começamos a utilizar o microondas, que permite fazer refeições mais rápidas.
Vou tentar demonstrar a eficiência do microondas na confecção de uma refeição, para isso criei um prato não regional mas de fácil confecção, que se prepara em apenas 13 minutos

Preparação da receita (para 1 ou 2 pessoas)
Ingredientes:
· 2 - Coxas de frango
· 1 - Folha média de louro
· 2 - Cabeças de alho
· 4 - Colheres de sopa de azeite
· 1 - Copo médio de vinho branco
· 2 - Colheres de sopa de margarina
Sal q.b.
Acompanhamento:
· 3 - Batatas médias com/sem casca
· 5 - Colheres de sopa de ervilhas cruas

Num recipiente fundo (sem ser em metal) pode ser plástico ou pirex, colocamos as coxas de frango previamente furadas com um garfo, temperamos as mesmas com o sal e o louro partido em pequenos pedaços, os alhos esborrachados, de seguida colocamos as ervilhas e as batatas cortadas em rodelas não muito grossas e para finalizar regamos todos os ingredientes com o azeite e o vinho branco e colocamos a manteiga por cima das coxas.

Tapa-se tudo com plástico tipo “film”de modo a que não haja fugas de molho, tudo deve ficar estanque, o objectivo é fazer com que todos os alimentos sejam cozinhados no seu próprio vapor.

No microondas vai estar 3 minutos, depois mais 3 minutos e para finalizar a confecção, 4 minutos, poderá dar mais 2 minutos sem estar tapado com o "film", deste modo vai apurar o molho.

Entre os 3 minutos e os 4 segundos deve, abrir picar com um garfo as cochas para facilitar a mistura os ingredientes com o molho para que os mesmos absorvam os vários temperos, depois deve voltar a fechar o pirex.

Findo este tempo temos as nossas coxas cozinhadas e prontas a servir, a composição fica ao gosto de cada um.

Empratamento:
Rodelas de laranja e fatias de pão ou broa caseira.

Acompanhe este prato com vinho verde, fresquinho.

Aspecto final.

Curiosidades e conselhos na utilização do microondas.
Cuidado com os produtos aquecidos: croissants, rissóis no microondas, por norma ficam a ferver dentro enquanto por fora pode parecer frio, (o microondas aquece de dentro para fora) o mesmo é válida para os líquidos.
Não colocar objectos de metal ou pratos com bordos de ouro ou outro metal no seu interior, há risco de explosão ou incêndios. Já para descongelar alimentos devemos ter em conta o peso dos mesmos para evitar que todo o processo decorra sem perigo de cozinhar os mesmos.
Leia sempre as instruções do seu microondas.
Actualmente grande parte do mercado gastronómico (Restaurantes,
Hotéis e Cafés) utilizam este aparelho nas várias vertentes culinárias.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Uma coisa fresca,doce e crocante

Hoje, vamos fazer uma pequena surpresa ao amantes de queijo fresco de cabra.

Ingredientes: Queijo fresco de cabra fresco
Doce/compota: tomate, morango, figo, gila ou outro
"Kellogg`s" (pequeno almoço)

Depois de cortar a fatia de queijo (1 cm) de altura, coloca-se por cima o doce a gosto, para terminar polvilhámos com os kellogg´s.

A apresentação pode ser simples ou não, tudo depende da ocasião.
Pode servir este prato ao pequeno almoço, acompanhado com uma boa fatia de pão caseiro, leite com chocolate, pode ainda serservido como pré entrada dos doces (mosse, pudim, molotofe, baba de camelo entre outros) depois dos pratos de carne ou peixe, desta forma fazemos uma preparação para as coisas MESMO DOCES.
Agora, o truque deste prato, os três ingredientes têm que ser comidos de uma só vez,
deste modo poderemos sentir o fresco do queijo misturado com o doce e o crocante dos "Kellogg`s. Simples, barato e diferente.

domingo, 2 de agosto de 2009

Decorações para pratos de fruta

Como podemos observar a decoração e um mundo no que diz respeito a culinária.
Este é o resultado de alguns vídeos que vi, como gosto de descobrir como se faz, tive que sacrificar alguma fruta, ainda não sei nada de nada, estes são os meus primeiros trabalhos como "escultor de fruta e vegetais.

Bem sei que para os profissionais ou os mais experientes, isto é muito básico mas, também penso que não se pode pedir muito mais a quem viu e reviu vídeos.




Como experiência estou a adorar, estou convicto que sou capaz de fazer ainda muito mais.
Venha a fruta que eu vou praticar!
Espero que gostem.

Entrada - pimentos recheados

(4 minutos, no micro ondas)
Uma entrada diferente, para um dia com tempo livre e que se queira surpreender os amigos, porque não fazer este prato.
Primeiro corta-se o pimento em duas parte, de seguida retiram-se as sementes, passados por água de modo ficarem limpos, colocam-se os pimentos num grelhador.

Preparam-se os seguintes ingredientes: 2 ovos, 2 fatias de presunto, 2 fatias fiambre, 2 fatias de queijo (que derreta com o calor), 1 dente de alho e sal q.b.


Dentro do pimentos deve colocar o ovo cru , por cima coloca-se o fiambre e o presunto cortados em pedaços miudinhos e no fim polvilhe com queijo toda a área aberta do pimento, o sal só se deve colocar no final, porque em muitos caso o próprio presunto já contem sal.

Agora vai para dentro do micro ondas (forte) durante 4 minutos, durante este tempo os ingrediente ficam prontos, mas se reparar que ainda há ovo liquido nos pimento pode dar-lhe mais 1 minuto.
A apresentação fica ao gosto de cada um, eu optei por fazer algo mais "fino", no entanto um pouco mais trabalhoso.
Utilizei: azeitonas, couve flor e cenoura.
Mas, como os olhos transmitem imagens ao nosso cérebro, o que por sua vez despertam o olfacto e o paladar, creio que resulta bem e é bom.
No final eu como este pequeno repasto e garanto que estava muito apetitoso

Como acompanhamento: uma fatia de pão salteada em azeite e alho.
Como bebida: vinho branco fresco ou uma cerveja gelada.
O prato que deve seguir a este, um fatia de melão fresco.