Em Coimbra, o chef Chakall teve um convidado e colaborador muito especial, Filipe Albuquerque, piloto de automóveis, este saiu-se muito bem nas funções que o “chef” lhe pedia, com curvas apertadas e finas no corte do pão, tomou a dianteira a quando dos bifes, já na recta final mostrou as suas habilidades no saltear dos ingredientes na frigideira, cortou a meta em grande estilo, chegando mesmo a ser por momentos “pivô” desta mostra culinária.
os nomes que vão ver, não são os nomes oficiais dos pratos, o chef Chakall procura ainda nomes para baptizar estes pratos, estando a decorrer o seu facebook o concurso, podendo ainda candidatar-se a estar presente no seu próximo livro, basta que par isso elabore: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, original.
Entrada
A vida de estudante é um pouco como esta entrada, execução rápida e fácil, de custo reduzido, com produtos regionais, bonita para conquistar um “amor “, muitas conquistas começam com uma boa comida e um bom vinho, a companhia depois de tudo é o fica para mais tarde recordar.
Ingredientes:
- Pão (cortado em fatias finas)
- Queijo do Rabaçal
- Maçã “bravos mofo” (Bravo de Esmolfe)
- Presunto
Confecção:
retirar o caroço e as sementes, agora corte a maçã em “gomos” pequenos coloque a fritar com um pouco de azeite, quando as mação estiverem “alouradas” retire a frigideira do lume, o presunto deve estar cortado as fatias fininhas.
Preparação:
Prato principal
“Capas de carne com cogumelos”
Homenagem às capas negras dos estudantes, estes costumam enrolar-se às capas, como os bifes vão enrolar o seu recheio, parece-me bem.
Ingredientes:
- Queijo do Rabaçal
- Cogumelos frescos
- Coentros q.b.
- Salsa q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta em grão q.b.
- Alhos (a gosto)
- Azeite
Preparação:
(deste modo a carne fica mais macia) agora retire um pouco do recheio que seta na frigideira e coloque em cima do bife, tempere com um pouco de pimenta em grão e coloque o requeijão a cobrir os cogumelos e os outros ingredientes, enrole o bife de modo a envolver todo o recheio, fixe tudo com um palito grande, aproveite o resto do azeite que ficou na frigideira e frite o bife a todo a volta, não deixe fritar em demasia (a carne fica menos suculenta e menos saborosa).
Apresentação final.
Acompanha um bom vinho tinto, à temperatura ambiente.
“Doce fado do Mondego”
A mistura de sabores e aromas, são um pouco um fado, onde o trinar das guitarras se mistura com a voz do cantor, fazendo uma simbiose muito interessante.
Ingredientes:
- Manteiga
- Nozes
- Gengibre
- Açúcar
- Canela
Preparação:
canela, misture todos os ingredientes, por fim acrescente o 3 rodelas finas (picada muito miudinha) gengibre, ao mesmo tempo poderá acrescentar as nozes partidas em pedaços pequenos.
As despedidas ficaram a cargo dos (chefes) de serviço
Chef Chakall, Osvaldo e Filipe Albuquerque
Site oficial do chef Chakall: www.chakall.com
ou no seu Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário