terça-feira, 28 de julho de 2009

Prazeres ocultos - "os olhos também comem"

Aqui estão algumas sugestões para se apresentar queijos. Produtos sempre frescos.

Queijo amanteigado com bolachas de água e sal ou torradas, como bebida posso sugerir: um copo de leite quente, uma chávena de leite com chocolate ou simplesmente chá.

Aqui está uma apresentação para um pequeno almoço servido no quarto.
Pão fresquinho, chá ou leite, fruta, queijo de cabra fresco, presunto caseiro de fumeiro e marmelada.
Uma apresentação cuidada, demonstra o bom gosto e o requinte de quem oferece. Válido para a nossa casa ou hotelaria.
Uma boa fatia de queijo acompanhado com o mel a "chorar" por cima, deve ser "regado" com de um bom vinho. São momentos como estes que nos levam a recordar as aldeias, os pastores e os cheiros da nossas terras, quando estamos longe do nosso país.

Já ao lanche, podemos saborear um pão com sementes, queijo e marmelada caseira, isto enquanto a bela chouriça caseira assa nas brasas (enrolada na folha da couve ou em papel de aluminio), o vinho fica a "abrir" para que as suas fragrâncias se façam notar e o seu paladar se deixe ficar posteriormente na nossa língua.

Com visitas à porta, uma entrada diferente fica sempre bem.
A minha sugestão é simples e muito portuguesa, hora vejamos: azeitonas, rolinhos de fiambre ou presunto, queijo fresco, nozes e uvas, uma apresentação simples mas, bonita.
Agora entrem os convidados!
Para quem está de bem com a vida e gosta daqueles prazeres que a vida nos porpurciona, apresento estes 2 "quadros" para depois de jantar.
Um bom vinho tinto, mel ou marmelada, banana ou morangos e por fim um excelente pão caseiro, cozido em formo a lanha.
Queijo de cabra fresco, fruta e um bom vinho tinto.


Aqui está uma sugestão para depois de um jantar de carnes bem condimentadas, os contrastes de sabores visam aliviar aquela sensação de enfartamento que se tem nos dias de festa, a substitúição dos mosses, molotofe, leites cremes, por queijo fresco, fruta, compota e marmelada, pode ser uma boa alternativa, estes últimos talvez sejam melhores para a nossa saúde, desde que sejam comidos com regra e parcimónia.

Boas apresentações e bom apetite!
Não esquecer, imagens e sabores é o titulo deste blog.

3 comentários:

  1. É só lambarices....
    Valeu está espectacular.
    Continua...

    ResponderExcluir
  2. Muito mais fácil será fotografar pessoas, que conseguem encarnar qualquer mil e uma "expressão" facial, basta apenas que o fotógrafo peça: "põe-te assim, agora faz assado"...
    Mas agora pegar em objectos, coisas, alimentos tão simples do dia-a-dia e "emoldurá-los" desta maneira, envolvê-los neste cenários, como se os próprios objectos fossem pessoas, conseguindo transmitir o que por natureza não têm:expressividade e até sensualidade, é uma verdadeira arte! Muitos Parabéns, Néné! O teu trabalho transpira talento, paixão, hiper-sensibilidade! Não é para todos!
    Beijinhos,
    Andreia Moreira

    ResponderExcluir
  3. Já agora, a minha fotografia preferida é a do mel a escorrer pela fatia de queijo.
    Sensual, sublime e tão natural!
    Andreia Moreira (prima)

    ResponderExcluir