terça-feira, 28 de julho de 2009

Pêras bêbedas com arte.

Uma sobremesa que não se encontra nos restaurantes, são as pêras bêbedas.

Numa panela um pouco alta, colocamos os seguintes ingredientes: água, vinho tinto, um pão de canela, dois cálices de vinho do porto e açúcar.
Depois dos ingredientes estarem a ferver, colocamos as pêras (pêra rocha) devidamente descascada mas, sem se tirar o pão.

Com o passar do tempo as pêras vão atingindo uma tonalidade cor de vinho, com a evaporação do álcool a água vai torna-se em xarope vermelho, se gostar das pêras mais escuras deve acrescentar um pouco mais de vinho tinto.

Quando a parte de fora das pêras estiver quase cor de vinho deve espetar um palito ou garfo para ver se estas estão devidamente cozidas. Assim que estiverem cozidas deve desligar o fogão, retirar as pêra para um prato e deixar arrefecer, se ficar no panela, correm o risco de ficar demasiado cosidas o que lhe retira beleza.
Como decorar uma sobremesa deste tipo. Eu fiz da seguinte forma:
As fotos ilustram 3 formas de o fazer.
Num prato branco quadrado colocamos a pêra no centro, decoramos com o pau de canela, dois pedaços de pêssego em calda e damos o toque final com o xarope que ficou a arrefecer na panela.

Neste segundo prato, usamos a casca da pêra para lhe dar um colorida muito interessante, o vermelho vinho do xarope, a verde da casca ajudam a dar "vida" a pêra que esta por corta. Deste modo quando se cortar poderemos ver o branco do seu interior.

Já, nesta composição optei por algo mais elaborado e bonito. o pêssego laminado e depois aberto serve de suporte e contraste ao colorido das "pétalas "da pêra, rematando o prato com amêndoa laminada.
Como bebida de acompanhamento, sugiro um espumante fresco servido em flute bem fresca.

Pensa que isto é difícil, não é, basta perder um pouco de tempo e ter algum gosto e por fim perder a vergonha.
Mestres na cozinha, podemos ser todos nós.
Eu não tenho curso de cozinha, simplesmente gosto muito das coisas que faço.
Claro que erro, e também estrago coisas, mas se assim não fosse nunca tinhamos descoberto o Brasil, a Índia e todo o resto, perdemos muitas vezes mas, com o tempo aprendemos a corrigir os nossos erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário