segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Frango à moda do Né

O tipo de produção gastronómica vária conforme as necessidades das pessoas.

Do forno antigo a lenha passámos para o forno mais moderno, a gás e mais recentemente começamos a utilizar o microondas, que permite fazer refeições mais rápidas.
Vou tentar demonstrar a eficiência do microondas na confecção de uma refeição, para isso criei um prato não regional mas de fácil confecção, que se prepara em apenas 13 minutos

Preparação da receita (para 1 ou 2 pessoas)
Ingredientes:
· 2 - Coxas de frango
· 1 - Folha média de louro
· 2 - Cabeças de alho
· 4 - Colheres de sopa de azeite
· 1 - Copo médio de vinho branco
· 2 - Colheres de sopa de margarina
Sal q.b.
Acompanhamento:
· 3 - Batatas médias com/sem casca
· 5 - Colheres de sopa de ervilhas cruas

Num recipiente fundo (sem ser em metal) pode ser plástico ou pirex, colocamos as coxas de frango previamente furadas com um garfo, temperamos as mesmas com o sal e o louro partido em pequenos pedaços, os alhos esborrachados, de seguida colocamos as ervilhas e as batatas cortadas em rodelas não muito grossas e para finalizar regamos todos os ingredientes com o azeite e o vinho branco e colocamos a manteiga por cima das coxas.

Tapa-se tudo com plástico tipo “film”de modo a que não haja fugas de molho, tudo deve ficar estanque, o objectivo é fazer com que todos os alimentos sejam cozinhados no seu próprio vapor.

No microondas vai estar 3 minutos, depois mais 3 minutos e para finalizar a confecção, 4 minutos, poderá dar mais 2 minutos sem estar tapado com o "film", deste modo vai apurar o molho.

Entre os 3 minutos e os 4 segundos deve, abrir picar com um garfo as cochas para facilitar a mistura os ingredientes com o molho para que os mesmos absorvam os vários temperos, depois deve voltar a fechar o pirex.

Findo este tempo temos as nossas coxas cozinhadas e prontas a servir, a composição fica ao gosto de cada um.

Empratamento:
Rodelas de laranja e fatias de pão ou broa caseira.

Acompanhe este prato com vinho verde, fresquinho.

Aspecto final.

Curiosidades e conselhos na utilização do microondas.
Cuidado com os produtos aquecidos: croissants, rissóis no microondas, por norma ficam a ferver dentro enquanto por fora pode parecer frio, (o microondas aquece de dentro para fora) o mesmo é válida para os líquidos.
Não colocar objectos de metal ou pratos com bordos de ouro ou outro metal no seu interior, há risco de explosão ou incêndios. Já para descongelar alimentos devemos ter em conta o peso dos mesmos para evitar que todo o processo decorra sem perigo de cozinhar os mesmos.
Leia sempre as instruções do seu microondas.
Actualmente grande parte do mercado gastronómico (Restaurantes,
Hotéis e Cafés) utilizam este aparelho nas várias vertentes culinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário